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Dicas essenciais para a gestão financeira do seu negócio

  • 22 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Redação: Novembro/2023.

Manter o controle do fluxo de caixa e do estoque, é essencial para o sucesso do seu negócio. Não é só por organização — ainda que este seja um dos motivos — mas também pela perspectiva que você ganha com esse controle em mãos.


Pense bem: Tudo que você precisa saber para gerenciar sua empresa, pode ser encontrado na gestão financeira. Basta que você saiba coletar dados e saiba aplicá-los em forma de estratégia. Então chega de generalizar, vamos colocar as mãos na massa:


1. Acompanhe o fluxo de caixa de perto


O fluxo de caixa deve ser calculado diariamente, semanalmente ou mensalmente. Na maioria dos casos o cálculo diário é a melhor opção, pois ajuda você, a rapidamente notar erros ou desvios e, resolvê-los, antes que reflitam no resto das finanças.


Para sempre manter o controle do fluxo, guarde todas e quaisquer notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamentos, para referência e, mantenha todas organizadas. Frequentemente, “buracos” no fluxo, podem ser resolvidos ao passar pelas notas fiscais, recibos etc, do período em questão.


2. Controle o estoque com cuidado


O estoque precisa de um equilíbrio muito delicado. Estocar ativos demais aumenta as chances de perda (como produtos perecíveis ultrapassando o prazo de validade), mas estocar de menos pode prejudicar a performance do seu negócio, o que por sua vez, tem um impacto direto no seu lucro.


Fique sempre de olho no estoque para evitar esses dois extremos — não deixe faltar, mas tome cuidado para não exagerar.



3. Entenda o seu ticket médio


O ticket médio é simplesmente a média de consumo por cliente.

O cálculo é extremamente simples — basta usar o valor total de vendas por período e dividir pelo número de clientes neste mesmo período.


Logo, se você vendeu R$ 3.000,00 (três mil Reais) num dia, para um total de 200 (duzentos) clientes, seu ticket médio calcula-se assim: 3000 / 200 = R$ 15,00 (quinze Reais) será seu ticket médio, neste dia específico.


Você pode fazer o mesmo cálculo, num período semanal ou mensal, para ter uma perspectiva ainda melhor.


Com essa informação, você pode otimizar os seus produtos e, logo, criar estratégias de vendas, para aumentar o seu ticket médio.


Nós temos soluções personalizadas para você e seu negócio!


Quer conhecer mais, não perca tempo, fale conosco agora! JR Consultoria.


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